BRAZILIAN FRIENDS FOUNDATION

portugues2

A BAHIA CONQUISTA OS ESTADOS UNIDOS

 Fundação de Carlinhos Brown assina com a BFF de Houston ampliando os projetos sociais no Brasil e no mundo.


portugues1

“A escola dos meus sonhos é o local onde as pessoas vão satisfazer suas curiosidades e ao mesmo tempo criar outras”
-Carlinhos Brown

Brazilian Friends Foundation (BFF), anuncia uma aliança internacional com a Associação Pracatum Ação Social (APAS), organização sem fins lucrativos, fundada pelo músico multi-instrumentista, Carlinhos Brown. Desde novembro, a BFF é representante oficial e internacional dos projetos sociais da Pracatum fora de sua origem, a cidade de Salvador, na Bahia. No sentido inverso, a Pracatum representará a Fundação em todo território brasileiro.

logo-pracatum

A Brazilian Friends Foundation nasceu em março de 2015, em Houston, Texas, a partir do desejo de alguns amigos brasileiros de unificar e profissionalizar o trabalho voluntário que realizavam individualmente.

“Com essa parceria, a BFF poderá promover o trabalho social da associação baiana pelo mundo, buscando recursos que subsidiem nossos dois principais projetos: Pracatum Escola de Música e Tecnologias e Pracatum Inglês”, afirma a diretora executiva da Pracatum, Selma Calabrich.

Os parceiros desta empreitada

O ano era 1994, quando a Pracatum abriu suas portas, tendo como missão contribuir para que o bairro do Candeal fosse um lugar de vidas com qualidade. Para tanto, começou a promover iniciativas culturais e educacionais que valorizassem os saberes e as potencialidades da comunidade, localizada no coração de Salvador, onde moram 1.800 famílias, totalizando 9.300 pessoas. Todas beneficiadas pelas atividades da Associação, mas não só isso, todas essas pessoas se envolvem nos trabalhos promovidos pela Pracatum e acreditam na coletividade para a construção de melhores oportunidades para jovens e crianças e para a organização de um lugar singular para se viver.

Hoje, o bairro do Candeal, por meio de sua comunidade atuante, associações de moradores e Pracatum, é um verdadeiro modelo de transformação social que é compartilhado em todo o mundo. Atualmente, a Associação coleciona inúmeros prêmios como da Unesco, ONU e Líderes Latino-americano.

Já a Brazilian Friends Foundation, também conhecida como BFF, nasceu em março de 2015, em Houston, Texas, a partir do desejo de alguns amigos de unificar e profissionalizar o trabalho voluntário que realizavam individualmente. Assim como a Pracatum, a BFF é uma organização sem fins lucrativos e suas áreas de atuação englobam educação, informação, cultura e artes. Além, é claro, de promover ações que mobilizem os brasileiros expatriados.

“Nosso intuito é criar uma rede de cooperação educacional e cultural entre Brasil e Estados Unidos, criando canais de difusão para a cultura brasileira em território internacional, por meio de parcerias bem-sucedidas, como essa firmada com a Pracatum”, disse Priscila Trummer, vice-presidente da BFF.

Os projetos envolvidos

Escola Profissionalizante de Música e Tecnologias – O programa utiliza estratégias metodológicas que auxiliam o desenvolvimento musical e cidadão dos alunos. Traz como foco do trabalho o ensino profissionalizante no campo musical por meio do Curso Técnico na área musical – Percussão (carga horária de 1200 horas) e Processos Fonográficos (carga horária de 864 horas), para formação de 200 jovens e adultos. Além do ensino teórico e prático, a escola busca despertar nos alunos um comportamento responsável, solidário e cidadão. Tudo isso, com uma estrutura que dispõe de estúdio de gravação profissional – que atende além da Escola de Música Pracatum, músicos e bandas dos mais diversos lugares interessados em gravar profissionalmente, num espaço equipado com aparelhagem de última geração –, salas de aula, biblioteca, estúdios individuais e para prática em grupo, e sala de instrumentos, com cerca de 400 instrumentos diversificados. Desde sua fundação, a Escola já formou cerca de 2 mil músicos.

Escola Pracatum Inglês – Criada para promover o processo de ensino da língua inglesa como ferramenta de comunicação e inclusão social para 200 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade socio-econômica, com idades entre 8 e 17 anos. Para participar da escola que é  gratuita, é preciso estar matriculado na rede pública de ensino. Além do público infanto-juvenil, a Escola de Inglês disponibiliza cursos noturnos para adultos, visando a capacitação profissional de seus moradores que buscam fortalecer o potencial turístico da comunidade.

portugues3
portugues4

Em breve, a fundação irá divulgar como você pode fazer parte desse imenso projeto. Acompanhe nosso site e nossa página no Facebook.


Para mais informações sobre os projetos da fundação Brazilian Friends Foundation, você pode visitar o site www.bffoundation.org